“Mizumo lança ETE personalizada para o “Minha Casa Minha Vida” 07/04/2011

A empresa anuncia o lançamento do Mizumo Customer, composto de estações compactas para o tratamento de esgoto doméstico das unidades habitacionais destinadas ao programa do Governo Federal. O reúso pode ser contemplado na solução. 

A Mizumo – unidade de negócios do Grupo Jacto e referência em estações compactas para tratamento de esgoto sanitário (ETEs) – acaba de lançar a solução Mizumo Customer, que eneficia as unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida, criado pelo Governo Federal. A apresentação desse sistema ocorreu durante a Feicon Batimat 2011, Salão Internacional da Construção, realizada de 15 a 19 de março, no Anhembi (SP).

O Mizumo Customer é recomendado para tratar o esgoto sanitário de projetos especiais e, além de beneficiar as unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida, é indicado para outros empreendimentos, dentre eles, pequenas comunidades, bairros planejados, vilas e povoados rurais, bem como as concessionárias de serviços de saneamento ambiental públicas e privadas. O lançamento também é apropriado para as obras que serão realizadas no Brasil para a Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016.

A solução pode atender a uma população equivalente a 20 mil habitantes, ou seja, uma vazão de até 35 litros de esgoto/segundo – a possibilidade de atender vazões superiores será analisada, caso a caso, pela equipe de engenharia de aplicação da Mizumo.

Quando necessário, a empresa indica também os equipamentos periféricos, dentre eles, Estação Elevatória de Esgoto (EEE), gradeamentos mecanizados, sistemas de difusão de ar, geradores de energia, filtros, queimadores de biogás, controle/automação, desinfecção por cloro e ultravioleta.

A flexibilidade industrial e o domínio de tecnologias permitem à empresa desenvolver ETEs únicas, inteiramente adequadas às necessidades de cada empreendimento e com padrão de produção que garante rapidez na implantação do sistema. “Cada caso é estudado pela equipe de engenheiros da Mizumo, porém é possível ter estações compactas em funcionamento nas unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida entre um e nove meses, dependendo do porte do empreendimento e do tempo de execução das obras de infraestrutura necessárias”, explica Giovani Toledo, gestor da unidade de negócios Mizumo.

Eficiência para reúso

O Mizumo Customer é robusto, tem baixo custo operacional, garantia, suporte técnico e traz vantagens ambientais: a água tratada tem qualidade e eficiência para ser reutilizada em fins não potáveis ou retornar sem riscos à natureza. Além disso, requer pouco espaço físico para instalação: de 0,5 a 2,0 m²/m³ de esgoto/dia.

“Temos uma ótima expectativa com esta solução, até porque a construção sustentável está no seu melhor momento, sendo impulsionada pelo aumento dos investimentos em habitação e por exigências mais rigorosas em questões ligadas ao meio ambiente. A Mizumo tem know-how e competência para atender com eficiência a esse nicho de mercado”, afirma Toledo.

Fonte: Via Pública Comunicação